O Grupo de Gestão em Automação e Gestão de Tecnologia da Informação (GAESI), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), tem o prazer de convidá-los para a palestra:

➢ PADRÃO OEA E DOCUMENTOS ELETRÔNICOS BRASILEIROS NOS PROCESSOS DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

➢ PROJETO PORTO AZUL

Conferencistas:

Prof. Dr. Eduardo Mario Dias – Projeto Porto Azul

Dr. Lars Karlsson – A importância dos programas OEA no desenvolvimento do comércio internacional.

Dr. Marcelo Luiz Alves Fernandez - Visão geral de documentos eletrônicos no fisco brasileiro

Data e Local: Auditório István Jancsó – 07 de abril de 2017

Biblioteca Brasileira Guita e José Mindlin – Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária

São Paulo / SP, CEP. 05508-065 Paulo, SP, CEP: 05508-065

Horário: 09h às 12h

Evento GRATUITO

Contato:
Telefone: (11) 3091-5113

Link para Inscrição aqui

Programa:

09h00 / 09h45 – Sr. Lars Karlsson – A importância dos programas OEA no desenvolvimento do comércio internacional.

09h45 / 10h15 – Reservado para perguntas e respostas.

10h15 / 10h35 – Dr. Marcelo Luiz Alves Fernandez – Visão geral de documentos eletrônicos no fisco brasileiro.
Descrição dos principais documentos fiscais eletrônicos gerados no país desde 2006, algumas possibilidades de utilização dos mesmos na área tributária e estudos de utilização em outras áreas.

10h35 / 11h00 – Reservado para perguntas e respostas.

11h00 / 11h20 – Prof. Dr. Eduardo Mario Dias – Porto Azul.

11h20 / 12h00 – Reservado para perguntas e respostas.

 

Eduardo Mario Dias

Eduardo Mario Dias é doutor (1978), mestre (1976) e graduado (1974) em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Desde 1994 é professor titular da Universidade de São Paulo (USP), onde ministra cursos na graduação e na pós-graduação na Escola Politécnica da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: automação; cidades inteligentes; aplicação de Sistemas de Transportes Inteligentes (ITS), tendo participado da formação do Laboratório de Tecnologias e Protocolo Aberto para Mobilidade Urbana, junto com a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e suas empresas, a SPTrans e a CET; portos e logísticas, desenvolvendo diversas atividades com o Ministério dos Transportes e Empresa de Planejamento e Logística (EPL); motores de indução; desequilíbrio de tensão; iluminação elétrica e lógica fuzzy. Desenvolve projetos com a Petrobrás nas áreas de automação, rastreabilidade e ITS. Desde fevereiro de 2013 é Diretor Acadêmico do Centro de Excelência Portuária (CENEP), cargo que deve ocupar até fevereiro de 2016. É Membro do Comitê Gestor de Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), designado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como representante titular do GAESI/PEA/EPUSP, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 11/02/2014. Desde 2012 é Editor-in-Chief do WSEAS Transactions on Power Systems – Print ISSN:1790-9060 E-ISSN: 2224-350X.

Eduardo Mario Dias

Lars Karlsson é o criador do primeiro programa de Operador Econômico Autorizado (“Authorized Economic Operator” – AEO) do mundo. Ocupou diversos cargos na Administração Aduaneira da Suécia e foi Diretor de “Capacity Building” da Organização Mundial das Aduanas (“World Customs Organization” – WCO), por cinco anos. Atualmente é Presidente e Diretor Executivo do KGH Border Services.
LARS KARLSSON é Presidente dos Serviços de Fronteira da KGH, Vice-Presidente do Grupo KGH e é um dos mais conhecidos líderes aduaneiros e especialistas em facilitação de comércio no mundo e tem uma extensa experiência em Alfândega e Política de Comércio Internacional. Foi o primeiro Diretor eleito de Capacitação da Organização Mundial das Alfândegas (OMA) 2005-2010. Anteriormente, Lars Karlsson era o Director-Geral Adjunto da Alfândega Sueca. Lars Karlsson é o arquiteto por trás do 1 ° programa AEO do mundo, o conceito Stairway, criador do Centro Futuro de Alfândega Sueca para inovações e análise de tendências e modelos pioneiros como “Customsless” “Paperless”, “Singel Window” e “One-Stop-Shop”. Em 2001, Lars Karlsson recebeu da princesa Sueca o prêmio Gothia por inovação do ano e em 2003 Lars Karlsson tornou-se o o director Sueco do ano.

Marcelo Luiz Alves Fernandez é Agente Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, graduado em Engenharia Mecatrônica e em Direito, ambos pela Universidade de São Paulo, especialista em Direito Tributário pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e Mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é doutorando pela Universidade de São Paulo.
Professor da Maestría Internacional Hacienda Pública Dirección y Admnistración Tributaria do Instituto de Estudos Fiscales do Ministerio de Hacienda y Administraciones Públicas del Goberno de España.
Atua no Serviço Público desde 1998, tendo trabalhado no Banco Central do Brasil e também como Auditor Fiscal Tributário na Secretaria de Finanças do Município de São Paulo.
Trabalhou no projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) desde agosto de 2006, tendo sido o líder dos projetos Nota Fiscal Eletrônica e Conhecimento de Transporte Eletrônico entre dezembro de 2008 e março de 2010 e líder estadual do projeto de Escrituração Fiscal Digital desde 2010.
Atuou como Supervisor Fiscal de documentos digitais entre março de 2010 e abril de 2015, foi juiz do TIT no biênio 2013/2014, exerceu a função de Diretor Adjunto da Diretoria Executiva da Administração Tributária entre maio de 2015 e janeiro de 2017 e atualmente exerce a função de Diretor de Informações na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Organização:

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Apoio:

 

Comments (2)

  1. Maria Amelia

    Responder

    Olá,

    Estive na palestra e foi bem interessante, por favor, gostaria de obter copia das apresentações feitas para extender o conteudo para equipe.

    Agradeço desde já.
    Abraços

    • Site_GAESI

      Responder

      Muito Obrigado pela presença! Os videos, fotos e as apresentações dos palestrantes estarão disponíveis no site em breve!

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